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Nome: Tiago Antão
Idade: 22
Cidade: Amadora
E-mail: tiago.antao@simplesnet.pt

Gosto de: De estar com amigos, de ouvir música, de andar pela Internet, do meu Sporting, de política e do CDS-PP, enfim de muita coisa!

 

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    renasci


    Tal como à lebre segue o caçador, Por montes e vales, ao frio e ao calor E mal a vê presa mais não lhe liga, Só o passo estuga desde que a persiga Ariosto, 'Orlando Furioso'

    02 janeiro, 2005

    O Marketing – Qual é o limite?

    Para os que não me conhecem eu estou a tirar o curso de Relações Públicas e Publicidade no Instituto superior de Novas Profissões – INP. Aprendemos logo no primeiro dia de aulas (os que vão às aulas) que a partir daquele momento deixamos de ser o público-alvo do que quer que seja, e devemos passar a ter uma visão critica da publicidade, em particular, e do marketing de uma forma geral.
    Ontem quando via na SIC Notícias o programa 60 minutos, deparo-me com uma reportagem sobre o marketing para crianças. Na reportagem eram relatadas algumas das formas como o marketing faz estudos de mercado para este segmento. Festas de pijama onde pré-adolescentes eram supostamente manipuladas e exploradas tudo para saber o que vende mais. Parece-me que perguntar a uma criança, se axa k o seu super-heroi favorito fica melhor de azul ou de vermelho é um pouco indiferente, a mim pareceram-me cumpridas todas as regras pedagógicas básicas. Para as crianças, como elas proprias diziam foi uma festa, para as empresas foi uma experiência que permitiu avaliar o que se deve comercializar e como se deve comunicar.
    Já outro ponto da reportagem me pareceu mais pertinente. Qual o papel dos pais no meio disto tudo? O Marketeers que trabalham com este tipo de público devem saber que se movem num mercado particularmente sensível, e dizer que se trabalha para crianças é um facto. Mas sabemos também que se trabalha indirectamente para os pais das crianças que são no fim de contas quem compra ou não as coisas aos seus filhos. Sabemos também que um pai é capaz de quase passar fome e não cortar nas despesas para o seu filho... Pensar que assim é deve fazer com que impere o bom senso, em não atirar para os pais a responsabilidade de através de um qualquer produto se tornarem bons ou maus perante os filhos. Assim certas frases como “pede já aos teus pais” deviam ter uma utilização muito reduzida ou mm inexistente no marketing infantil.